Para emitir a Carteira Nacional de Vigilante (CNV), a empresa deve acessar o Sistema GESP (Sistema de Gerenciamento de Segurança Privada) da Polícia Federal. Em seguida, a empresa deve preencher os dados da GRU (Guia de Recolhimento da União) e o CPF do vigilante, buscar o vigilante e, por fim, emitir a CNV, conferindo os dados do vigilante antes de finalizar.
Passos para emitir a CNV:
- Acessar o Sistema GESP: A empresa deve acessar o Sistema GESP através do link: https://servicos.dpf.gov.br/gesp/.
- Acessar o menu CNV: Dentro do sistema, a empresa deve ir em "CNV" e selecionar a opção "Solicitar".
- Preencher os dados da GRU e CPF: A empresa deve inserir os dados da GRU e o CPF do vigilante.
- Buscar o vigilante: Após preencher os dados, a empresa deve clicar em "Buscar Vigilante".
- Conferir os dados e emitir a CNV: A empresa deve conferir se os dados do vigilante estão corretos e, em seguida, clicar em "Emitir CNV".
- Documentação para a emissão: Além de acessar o sistema e seguir os passos acima, a empresa também precisa garantir que o vigilante tenha toda a documentação necessária e regularizada para a emissão da CNV, como RG, CPF, comprovante de endereço, atestados de sanidade, etc.
É importante ressaltar que a CNV só pode ser solicitada de forma online pelos órgãos cadastrados pela Polícia Federal. O prazo de validade da CNV é de 2 anos e a reciclagem do vigilante deve ser feita a cada 2 anos. A solicitação da CNV pode ser feita também através de sindicatos de vigilantes, como o Sindicato dos Vigilantes de Minas Gerais, que oferece o serviço de emissão da CNV em cartão.